Um bom software jurídico pode ser o grande diferencial que você como advogado autônomo, escritório ou até mesmo servidor público pode ter no mercado atualmente, seja para otimizar seu trabalho diário e/ou proporcionar uma melhor experiência para seus clientes.
Pelo fato de que um software jurídico pode abranger vários benefícios e características específicas, escolher uma boa plataforma pode ser um grande desafio.
Pensando justamente nessa tarefa, decidimos te disponibilizar essa espécie de guia, te mostrando todas as especificações que devem ser levadas em consideração ao escolher seu software jurídico como ferramenta.
Por isso, papel e caneta em mãos, e aproveite o conteúdo!
O que é um software jurídico?
Antes de tudo, é preciso saber exatamente o que é um software jurídico e suas funções.
Bom, de forma resumida, um software jurídico nada mais é do que uma aplicação com foco na solução de problemas rotineiros para profissionais da área do direito.
Ou seja, uma solução que identifica as maiores dores de advogados autônomos, donos de escritórios ou funcionários públicos, e as soluciona através da tecnologia.
Podem ser chamados e conhecidos pelo público como “plataforma para advogados”, “software jurídico”, “software para advogados” ou até mesmo “programa para advogados”.
Comumente vemos ferramentas digitais para advogados, que focam em auxílio na gestão, documentação e atualização de leis e afins.
Vantagens de usar um software jurídico
Ao ter um software jurídico à sua disposição, você se protege de possíveis dores de cabeças que poderia ter caso cuidasse de todo o seu trabalho de forma 100% manual.
Ao operar uma ferramenta como essa, além de aumentar sua produtividade profissional, você consegue evitar que possíveis erros sejam cometidos.
Muitos advogados ainda realizam seu trabalho através de planilhas soltas, diversas ferramentas e até agendas e post it, e já sabemos que essa forma manual de trabalho não funciona conforme o crescimento de clientes.
Sem contar que fazer sua gestão e assinaturas em documentos, dentre outras atividades, tudo de forma digital, mantêm tudo mais organizado, desde a sua agenda profissional e pessoal, quanto sua mesa de trabalho.
As vantagens são inúmeras, pois cada software jurídico atualmente oferece uma proposta diferente, por isso, analisaremos a seguir o que levar em consideração ao escolher uma boa plataforma jurídica, sendo cada item um benefício.
Como escolher o melhor software jurídico?
Como citado anteriormente, cada software jurídico tem uma proposta e objetivo diferente, justamente por esta razão, qualquer ferramenta que seja, possui características e benefícios distintos.
Mas independente desse fato, existem características e vantagens que você pode encontrar hoje no mercado, que são tão importantes, e que preferencialmente merecem 100% de sua atenção.
Essas características serão as listadas abaixo, portanto, anote e considere cada uma ao escolher sua plataforma jurídica definitiva.
Bom custo-benefício
Hoje em dia, já existem plataformas que levam em consideração que nem todos os profissionais disponibilizam de uma grande verba para auxiliá-los no dia a dia profissional.
Por isso, opte por ferramentas jurídicas que levam isso em consideração, oferecendo muitos benefícios e recursos, por um preço acessível independentemente do tamanho do escritório ou orçamento do profissional.
Intuitivo e fácil de utilizar
Quanto mais o tempo passa, mais a tecnologia avança, surgindo novos recursos, tipos de ferramentas com usabilidade e interações únicas.
Alguns anos atrás, por exemplo, seria muito estranho ver alguém usando um celular sem nenhum botão, somente com o touch screen.
Ou seja, a adaptação do avanço da tecnologia ocorre, porém, não é de um dia para o outro.
E existem softwares jurídicos atualmente que entendem isso, fazendo assim, com que sua UI (User Interface – Interface do usuário) seja auto explicativa e intuitiva.
Optar por um software jurídico que leva em consideração criar uma interface simples de entender e intuitiva, vai te poupar horas de trabalho, que poderiam possivelmente serem gastas com uma plataforma que não compartilha dos mesmos ideais, por estar tentando entender e decifrar os mecanismos internos e desconhecidos de determinada plataforma.
E todos nós já sabemos que tempo é dinheiro.
Automatização dos processos
Também é importante escolher uma ferramenta jurídica que te dê algum tipo de automação. Ou seja, que te possibilite não ficar perdendo horas com processos repetitivos e manuais.
Ferramentas, por exemplo, que de forma automatizada atualizam seus processos a cada mudança que ocorrer de forma rápida, com acesso de qualquer lugar, seja pelo celular ou computador.
Gestão unificada
Gerir qualquer tipo de atividade que demande processos e etapas diferentes, exige muita atenção, cuidado e conhecimento.
Opte por um software jurídico no qual tenha uma gestão centralizada, que elimine pastas com papeladas, post-its ou documentos do Word espalhados pela área de trabalho de seu computador.
Uma ferramenta que te ajude a ter tudo que precisa em um só local, invés de ter que se dispersar com diversas ferramentas distintas.
Suporte ágil e de qualidade
Quem nunca trabalhou com o digital não sabe como é ruim ter um problema com algum tipo de ferramenta ou plataforma, e ter um atendimento por e-mail, longo e demorado, com respostas que levam mais de 3 dias para serem feitas, e que no final, seu problema não é totalmente resolvido.
Portanto, dê preferência por plataformas que optam justamente pelo inverso, ou seja, ferramentas que prezam e valorizam o tempo gasto de seus clientes, oferecendo um atendimento de qualidade e rápido.
Para ser poupado tanto tempo e dinheiro, quanto dores de cabeça desnecessárias.
Ferramentas para agilizar seu atendimento
Antigamente, era necessário conseguir acesso a todos os contratos, documentos e papeladas obrigatórias, imprimi-los, assiná-los, após analisados, digitalizá-los, e muitos tinham que ir inclusive em papelarias para isso, para então enviar por e-mail, ou através de um pen-drive para as pessoas que precisavam daqueles papéis assinados.
Processo longo e cansativo, não é mesmo?
Porém, já não faz muito tempo que temos tecnologias de assinatura digital, com validade jurídica, economizando horas e horas tanto de você como advogado, quanto de seus clientes.
Então, dê a devida importância para este item, levando em consideração afinal, que por ser um advogado, você trabalha assinando diversos documentos como também solicitando assinaturas de seus clientes.
Escolha um software jurídico que te forneça clientes
“O quê? Existe uma plataforma que me fornece clientes?”
Sim, existe. Já pode comemorar!
Atualmente, é possível receber clientes qualificados esperando pelo seu atendimento dependendo da plataforma que você optar. Ou seja, está em suas mãos agilizar todo o processo de seu escritório.
As vantagens de ter a captação de clientes automatizada são inúmeras. Tantas que nem precisamos listá-las, mas tem como principais:
- Menos gastos com anúncios e propagandas;
- ROI maior, por simplesmente receber clientes diariamente sem nenhum esforço para a prospecção;
- Equipe enxuta – focando somente na execução dos processos e não na prospecção de clientes;
- Entre outras.
Não se esqueça, ao escolher um software jurídico, opte por um que no mínimo respeite e siga todos os tópicos anteriores, para você poder se beneficiar como advogado, e até mesmo pessoalmente, pelo fato de ter seu trabalho mais simples e agilizado, sobrando assim, o tempo que achar necessário para outros afazeres.
Conheça a plataforma completa para advogados: ReclamaJus
Exatamente, existe uma plataforma no mercado com todos esses itens (e vários outros) incluídos: o ReclamaJus.
A plataforma que mais se importa com todos os profissionais de direito, e que foi desenvolvida justamente para que todos os processos sejam automatizados, incluindo a prospecção de clientes.
Com o ReclamaJus você tem clientes novos diariamente prontos para receber somente o seu contato, e de mais nenhum outro advogado!
Sem contar com as ferramentas de automatização e gestão de processos, e o nosso atendimento de qualidade com nossa equipe atenciosa. 😉
Buscamos oferecer para todos os advogados do Brasil uma plataforma intuitiva, elegante e fácil de usar, agilizando horas de seu trabalho diário como advogado.
Tudo em um único lugar, onde inclusive você pode assinar seus documentos totalmente de forma online, com validade jurídica.
E o melhor, tudo isso com um belo custo-benefício.
Então, aproveite essa oportunidade agora mesmo e saiba mais sobre o software jurídico completo para advogados, o ReclamaJus.
Para finalizar…
Pronto, agora você já está apto para escolher o melhor software jurídico seja para você como advogado autônomo, ou para seu time de seu escritório.
E como já falamos, mas vale ressaltar, não deixe para depois o bem que pode fazer hoje, conheça agora mesmo o ReclamaJus e como você pode poupar tempo e dinheiro, além de ganhar clientes e agilidade de uma vez só.
Também queremos saber o que você achou deste artigo e das dicas, deixe sua opinião nos comentários, ficaremos felizes em ler!